segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A indústria da lã...MAIS CRUELDADE!!!




Ovelhas são animais gentis que, como todos os animais, sentem dor, medo e solidão. Mas como há um mercado para sua lã e peles, elas são tratados como nada mais do que máquinas de produção de lã. Se eles não fossem  geneticamente manipulados, a lã dos carneiros iria crescer apenas o suficiente para se protegerem de extremos de temperatura. A lã proporciona isolamento eficaz contra frio e calor. Os tosquiadores são normalmente pagos por volume, não pela hora, o que incentiva o trabalho rápido, sem considerar o bem estar das ovelhas. Diz uma testemunha, "O galpão de corte deve ser um dos piores lugares do mundo para a crueldade com os animais ... Tenho visto tosquiadores socar ovelhas com suas tesouras ou seus punhos até que o nariz da ovelha sangre. Tenho visto ovelhas com metade de seus rostos arrancado ... " Na Austrália, onde é produzido mais de 50 por cento da lã do mundo inteiro, que é usado em produtos que vão de roupas a tapetes, os cordeiros são obrigados a suportar um procedimento horrível chamado " mulesing ", em que grandes pedaços de pele e carne são cortadas de partes traseiras dos animais, muitas vezes sem qualquer analgésicos.


Dentro de algumas semanas de nascimento, as orelhas dos carneiro são perfuradas, as suas caudas são cortadas, e os machos são castrados sem anestesia. Cordeiros são castrados quando estão entre 2 e 8 semanas de idade, seja por fazer uma incisão e cortar seus testículos fora ou com um anel de borracha usado para cortar o suprimento de sangue que é um dos métodos mais dolorosos da castração possível. Todos os anos, centenas de cordeiros morrem antes da idade de 8 semanas por exposição ou a fome, e ovelhas maduras morrem anualmente de doenças, falta de abrigo e negligência. Milhões destas ovelhas que sobrevivem são, então, enviadas ao Oriente Médio em navios lotados. Essas exportações de animais vivos, que podem durar semanas, vão para países onde os padrões de bem-estar animal são inexistentes. As ovelhas sofrem e são arrastadas para fora dos navios, carregadas em caminhões, e arrastadas por suas orelhas e pernas para os matadouros, muitas vezes não regulamentado, onde as suas gargantas são cortadas enquanto eles ainda estão conscientes. Nenhuma quantidade de lã pode esconder o fato de que quem compra lã sustenta uma indústria cruel e sangrenta. Há uma abundância de tecidos duráveis, elegantes e acolhedores disponíveis que não são feitos de lã ou de peles de animais. Por favor, junte-se aos milhões de pessoas em todo o mundo que sabem que a compaixão é a moda. Não compre e salve uma ovelha.

FONTE: PETA 

http://www.peta.org/issues/animals-used-for-clothing/wool-industry.aspx

Conheça os Ingredientes de Origem Animal! Opte pelos Vegetais!



Além de deixar de consumir produtos de limpeza, de higiene e cosméticos testados em animais, a PEA incentiva também que você evite, na medida do possível,  a compra de produtos que trazem ingredientes de origem animal em sua formulação. 
Habitue-se a verificar os rótulos dos produtos. 
Aqui está uma lista de ingredientes comumente encontrados em artigos de higiene pessoal e  cosméticos. Várias destas matérias-primas  podem  ter igualmente origem vegetal (caso de algumas proteínas ou vitaminas) ou ser substituídas por similares vegetais. Se você quer ter certeza que o produto de sua preferência usa ingredientes vegetais, a PEA recomenda que você entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SACs) dos fabricantes.

Ácido Benzóico ou Benjoim
Pode ter origem animal ou vegetal.
Alternativa: Fontes vegetais.

Ácido Caprílico (Caprylic Acid)
Ácido líquido e gorduroso do leite de vaca ou cabra. Encontrado em perfumes e sabonetes. Possui derivados, como o Triglicerídeo Caprílico.
Alternativa: Fontes vegetais, como óleo de palma e de coco.

Ácidos Graxos Naturais  (Fatty Acids)
Pode ser composto de sebo bovino.

Ácido Esteárico (Stearic Acid)
Pode derivar de gordura de vacas, de ovelhas, de cães e de gatos sacrificados. Na maioria das vezes se refere a uma substância gordurosa tirada do estômago de porcos. Possui diversos derivados, como os estearatos.
Alternativa: O ácido esteárico pode ser encontrado em várias gorduras vegetais, como coco.

Ácido Hialurônico (Hialuronic Acid)
Proteína encontrada em cordões umbilicais e em fluidos das articulações.
Alternativa: Ácido hialurônico sintético, óleos vegetais.

Ácido Láctico
Usados em esfoliantes e cremes anti-rugas.
Alternativa: Ácido cítrico ou glicólico.

Álcool Cetílico (Cetyl Alcohol)
Cera encontrada no espermacete (cetina) do esperma de baleias e golfinhos.
Alternativa: Álcool cetílico vegetal , espermacete sintético.

Ácido Linoléico
Ácido graxo que pode ser origem animal ou vegetal.
Alternativa: Fontes vegetais.

Ácidos Nucléicos
Encontrado nos núcleos de todas as células vivas.
Alternativa: Fontes vegetais.

Alantoína (Allantoin)
Ácido úrico de vacas e outros mamíferos. Pode ser encontrado também em algumas plantas (como confrei).
Alternativa: Extrato de raízes de confrei ou sintéticos.

Albúmen, Albumina (Albumen, Albumin)
Proveniente de ovos, leite, músculos, sangue e vários tecidos e fluídos vegetais. Em cosméticos a albumina geralmente é derivada de claras de ovos e usada como agente anti-coagulante.

Almíscar, Almiscareiro (Óleo de Civet ou Musk Oil)
Secreção seca obtida dolorosamente dos órgãos genitais do cervo almiscareiro, castor, rato silvestre e outros. Gatos selvagens são capturados e mantido em gaiolas em condições horríveis e são chicoteados ao redor dos genitais para produzir o odor. Castores são pegos em armadilhas, cervos são caçados com tiros. Usado na fabricação de perfumes.
Alternativa: Plantas com odor almiscarado.

Ambergris
Dos intestinos de baleias. Usado como um fixador em perfumes ou como realçador de sabor em produtos alimentícios ou bebidas.
Alternativa: Fixadores sintéticos ou de origem vegetal.

Aminoácidos (Amino Acids)
Blocos construtores de proteína em todos os animais e plantas. Usado em cosméticos, xampus etc..
Alternativa: Sintéticos e vegetais.

Aminoácido da Seda
"Para a produção da seda o casulo é fervido com a larva dentro. O pobre animal se contorce quando é submetido a essa morte dolorosa." - Cozinhando Sem Crueldade, pág. 215.

Beta Caroteno
(Veja Carotenp)

Biotina, Vitamina H, Vitamina B
Pode ter origem animal ou vegetal.
Alternativa: Fontes vegetais.

Carmim, Cochonilha, Ácido Carmínico (Carmine, Cochineal, Carminic Acid)
Pigmento vermelho obtido através da compressão da fêmea do inseto cochonilha. De acordo com estimativas, 70.000 insetos precisam ser mortos para produzir cerca de 450 gramas deste corante vermelho. Usado em cosméticos, pós, ruges, xampus. Pode causar reação alérgica.
Alternativa: Suco de beterraba (não possui qualquer toxidade).

Caroteno, Provitamina A, Beta Caroteno
Um pigmento encontrado em tecidos animais e vegetais.
Alternativa: Fontes vegetais.

Caseína, Sódio Caseinado (Casein, Caseinate, Sodium Caseinate)
Proteína do leite. Usado em vários cosméticos para cabelo, máscaras para pele etc..
Alternativa: Proteína de soja, leite vegetal.

Cera de Abelha, Geléia Real, Mel, Pólen, Própolis (Bee Wax, Royal Gelly, Honey, Pollen)
"Ao contrário do que muitos pensam, a produção de mel também é responsável pela crueldade com animais. Muitos criadores matam as abelhas no inverno para não ter que gastar para protegê-las do frio. Além disso, para inseminar artificialmente as abelhas rainhas, é "tirado" esperma do zangão com o método cruel de esmagar suas cabeças. A decapitação gera um impulso elétrico tão forte que o animal ejacula." - Cozinhando Sem Crueldade, pág. 214.

Cerdas Naturais ou Crinas (Pêlos de Animais)
Usados em escovas e pincéis.
Alternativa: Sintéticos.

Cisteína (Cistein)
Aminoácido retirado de pêlos.
Alternativa: Fontes vegetal.

Colágeno (Collagen)
Proteína fibrosa, de natureza mucopolissacarídica, que é constituinte essencial da substância intercelular do tecido conjuntivo. Geralmente proveniente de animais. Pode causar alergias.
Alternativa: Proteína da soja, óleo de amêndoas etc..

Dexpanthenol
(Veja Panthenol)
  
Elastina (Elastin)
Proteína elástica, encontrada nos ligamentos do pescoço e nas paredes arteriais das vacas. Similar ao colágeno. Não afeta a elasticidade da pele.
Alternativa: Sintética, proteína de fontes vegetais.

Esponja do Mar
Animal marítimo que está em processo de extinção. Tem propriedades medicinais importantes.
Alternativa: Esponja sintética.

Esqualeno (Squalene)
Óleo de fígado de tubarão. Usado em hidratantes, tinta de cabelo etc.
Alternativa: Vegetais emolientes como azeite de oliva, óleo de gérmen de trigo, óleo de farelo de arroz etc..

Esterol (Stearyl Alcohol Sterols)
Uma mistura de álcoois sólidos. Pode ser obtido do óleo de esperma de baleia. Usado em cremes, xampus etc. Possuí diversos derivados.
Alternativa: Fontes vegetais, ácido esteárico vegetal.

Esteróide, Esterol (Steroids Sterols)
De várias glândulas de animais ou de fontes vegetais. Esteróides inclui esteróis. Esteróis são álcoois de animais ou plantas (ex: colesterol). Em cremes, loções, condicionadores de cabelo, perfumes etc.
Alternativa: Fontes vegetais e sintéticas.

Estrogênio, Estradiol (Estrogen Estradiol)
Hormônio feminino obtido da urina de éguas grávidas. Usado em cremes, perfumes e loções. Possui efeito insignificante em cremes e restauradores da pele, fontes emolientes vegetais são consideradas melhores.

"Fontes Naturais" (Natural Sources)
Pode significar fontes animais ou vegetais. Especialmente em cosméticos, isso significa fontes animais, como elastina, gordura, proteína e óleo animais.
Alternativa: Fontes vegetais. 

Gelatina, Gel (Gelatin Gel)
Proteína obtida de pele, tendões, ligamentos e/ou ossos fervidos com água. De vacas e porcos. Utilizada em xampus, máscaras faciais, e outros cosméticos.
Alternativa: Carragena, algas (algina, agar-agar, kelp), dextrina, goma de algodão, gel de sílica.

Glicerina, Glicerol (Glycerine, Glycerol)
Substância líquida, incolor e xaroposa, que é o princípio doce dos óleos e a base dos corpos gordos conhecidos. Geralmente é produzida a partir da gordura animal.
Alternativa: Glicerina vegetal e sintética.

Goma Laca (Shellac Resinous Glaze)
Excreção resinosa de determinados insetos. Utilizada em laquês para cabelo.
Alternativa: Cera de plantas.

Gorduras, Sebo ou Óleos Animais
Usado em cosméticos e em produtos alimentícios.
Alternativa: Óleo de oliva, óleo de germe de trigo, óleo de coco, óleo de oliva, óleo de girassol etc..

Guanina
Obtida de peixes. 
Alternativa: Leguminosas, partículas de alumínio ou de bronze

Lactose (Lactose)
Açúcar do leite dos mamíferos.
Alternativa: Açúcar do leite de plantas.

Lanolina (Álcool de Lanolina Acetilado)
A lanolina é uma emulsão de gordura de lã, resíduo obtido na lavagem da lã de carneiro.  "Para aumentar o lucro, cientistas têm criado espécies de ovelhas que têm lã em demasia. Isso faz com que muitas ovelhas morram de calor no verão, enquanto outras morrem de frio no inverno depois de terem sua lã extraída." - Fonte: Cozinhando Sem Crueldade, pág. 215. Evite igualmente usar roupas de lã (outras denominações: cashmere, pashmina, mohair, merino). Veja vídeo da PETA  
Lecitina
Substância presente nos tecidos nervosos, mas freqüentemente obtida para uso comercial em ovos.
Alternativa: Lecitina de soja e sintéticos

Mocotó*
Obtido do cozimento das patas de bovinos.

Monoestereato de Glicerila
Pode ser de origem animal ou vegetal. Obtido a partir da reação química da glicerina – animal ou vegetal – com o ácido esteárico – animal ou vegetal.
Alternativa: Fontes vegetais.

Óleo de Castor
Usado como fixador em perfumes e incensos.
Alternativa: Sintéticos e fontes vegetais.

Panthenol, Dexpanthenol,  Panthenyl, Vitamina B- Provitamina B-5
Pode ter origem animal ou vegetal.
Alternativa: Fontes vegetais ou sintéticos.

Placenta (Placenta Polypeptides Protein Afterbirth)
Órgão ou tecido que envolve o feto ou embrião. Pode ser derivada do útero de animais sacrificados.
Alternativa: Algas.

Pó ou Proteínas da Seda (Silk)
Seda é a fibra brilhante feita pelo bicho-da-seda para formar seus casulos. Os bichos são fervidos em seus casulos para retirar a seda. Pó de seda é obtido da secreção do bicho-da-seda. É usado como corante em pós faciais, sabonetes etc.. Pode causar severa reação alérgica na pele e reações sistemáticas (por inalação ou ingestão).

Progesterona (Progesterone)
Hormônio utilizado em cremes anti-rugas.
Alternativa: Sintético.

Proteínas Hidrolizadas
Podem ter origem animal.
Alternativa: Proteína de soja.

Queratina (Keratin)
Proteína insolúvel, principal constituinte da epiderme, unhas, pêlos, tecidos córneos e esmalte dos dentes. Pode ser obtida nos chifres, cascos, penas e pêlo de vários animais. Utilizada em condicionadores de cabelo, xampus, soluções para permanente.
Alternativa: Óleo de amêndoas, proteína de soja, óleo de amla (do fruto de uma árvore indiana), cabelo humano proveniente de salões (que iriam para o lixo). Alecrim e urtiga dão corpo e força aos cabelos.

Quitosana (Chitosan)
Fibra derivada de crustáceos, como siris e caranguejos. Usado em cosméticos.
Alternativa: Fambroesas, inhame, legumes, apricots secos e muitas outras fontes vegetais.

Tirosina (Tyrosine)
Aminoácido hidrolisado da caseína. Utilizado em cremes.

Tutano*
Medula dos ossos de boi.

Uréia, Carbamida, Ácido Úrico (Urea, Carbamide)
Excretada da urina e outros fluídos corpóreos. Usada em desodorantes, pasta de dentes com amônia, enxaguantes bucais, tintura para cabelos, cremes para mãos, loções, xampus etc. Derivados: Ácido Úrico.
Alternativa: Sintéticos.

Vitamina A ou Retinol
Pode ser obtida de fígado de peixes, gemas de ovos, manteiga. Também pode ter origem vegetal, como no germe de trigo.

Vitaminas do Complexo B
(Veja Biotina e Panthenol)

Vitamina D, Ergocalciferol, Vitamina D-2, Ergosterol, Provitamina D-2, Calciferol, Vitamina D-3
Vitamina D pode ser obtida de óleo de fígado, leite ou gemas de ovos. A vitamina D-2 pode ter origem animal ou vegetal. A Vitamina D-3 tem sempre origem animal.
Alternativa: Fontes vegetais ou minerais, sintéticos.

Vitamina H
(Veja biotina)


Traduzido e adaptado pelas equipes do Guia Vegano e da PEA.
Fonte PETA

Johnson&Johnson, TESTA EM ANIMAIS!




FONTE: PETA  http://www.peta.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Yes! On Prop 2, Stop Animal Cruelty!




Um pouco sobre YesOnProp2.com

Proposition 2, intitulado Normas para Confinar Animais de Produção, apareceu em novembro de 2008 nas urnas da Califórnia, onde foi aprovado com 63,5% dos votos. Prop 2 criou um novo estatuto estadual que proíbe o confinamento de animais de produção de forma que não lhes permitam virar-se livremente, deitar-se, levantar-se e estender completamente os seus membros.
Prop 2 foi apoiada pela The Humane Society dos Estados Unidos, o California Veterinary Medical Association, o Centro de Segurança Alimentar, da ASPCA, a Federação dos Consumidores da América, o Centro para a Ciência no Interesse Público, os Trabalhadores Rurais, Farm Sanctuary , o Sierra Club, Cesar Chavez Fundação, o Estado Humane Association of California, republicanos e democratas eleitos, centenas de veterinários da Califórnia, os agricultores familiares, líderes religiosos, e uma esmagadora maioria dos eleitores da Califórnia.