sexta-feira, 15 de julho de 2011

FOIE GRAS, o Requinte da Crueldade!





Praticamente todos nós já fomos à uma festa, comemos mais do que devíamos, e como resultado temos uma sensação bem desconfortável.

Agora suponhamos que o garçom nos obrigasse a ingerir ainda mais comida, até que começasse a doer. E como se já não fosse o bastante, ele nos forçasse a comer mais. 

Tentemos imaginar essa sensação e então consideremos que isso aconteceria 5 vezes ao dia todos os dias por 20 dias. Nós viveríamos em um estado de tortura e dor constantes.

Se tentarmos imaginar essa dor e sofrimento, então chegaremos perto de compreender a agonia pela qual passam aproximadamente 10 milhões de gansos e patos a cada ano, antes de serem mortos para satisfazer os paladares "refinados" dos seres humanos que consomem 16.800 toneladas de seus fígados em todo o mundo (em 1998). 

A França é a maior produtora com quase 80%; depois vem a Hungria, Espanha, Israel e outros países como EUA, Bélgica, Bulgária e Romênia produzindo o restante.

Durante os vários dias de alimentação forçada, esses patos e gansos são mantidos em pequenos compartimentos. Os funcionários pegam os gansos, um de cada vez, os prendem e os forçam a abrir seus bicos para introduzir um cano de metal de 20 a 30 cm.



Então eles acionam uma alavanca que bombeia a ração de milho direto ao estômago da ave, 5 vezes ao dia. Cada ave é forçada a ingerir até 3,5 kg de ração por dia. Em alguns casos os funcionários colocam um anel elástico no pescoço da ave para o caso de ela tentar regurgitar a ração.
A ração é composta de milho cozido e às vezes inclui gordura de porco ou de outros gansos com sal.

Para aqueles que ainda podem estar duvidando, essas criaturas sentem medo e dor.

Depois de 4 semanas de alimentação forçada, já com dificuldades de andar e respirar, os patos e gansos são abatidos. Na maior parte das vezes, seus fígados estão inchados de 6 a 12 vezes o tamanho normal.


Em um estudo realizado em uma "fazenda", quase 10% de todas as aves morriam com o estômago rompido, com alimento no pulmão ou por doenças e infecções causadas pelos tubos de alimentação sujos.



Quarenta e três veterinários de Nova Iorque assinaram uma declaração de que a produção de fígado de ganso deveria ser banida porque o "foie gras" nada mais é do que uma lipidose hepática, uma doença do fígado:  
"Animais sob essa condição devem se sentir extremamente mal...a produção de foie gras, por definição, constitui uma evidente crueldade animal."

A produção de fígado de ganso já foi banida na Alemanha, Dinamarca, Noruega e Polônia.

Essa é uma indústria extremamente cruel e desumana, precisamos parar de sustentá-la. 
Já é tempo de sermos mais compassivos.



FONTE: Vegetarianismo.com.br
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=371&Itemid=34

 

Um comentário:

  1. Nunca comi pato, nunca comeria.
    Não sou vegetariana, mas vou ser. Não parei de vez, antes eu comia carne todos os dias, exageradamente. Hoje não como mas porco, galinha nem salsicha.
    Gostaria de ser vegan e parar de usar produtos testados em animais, mas sou criança, minha mãe decide o que eu faço. Meu pai e minha mãe acham muito cruel, mas não querem saber o que testa ou não. Já parei de usar certos shampoos, ando evitando o máximo a Nestlé, Garoto, etc
    Acho que para um criança, estou indo bem.
    http://sou-contra-maldade-com-animais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir