domingo, 29 de maio de 2011

RODEIOS, sofrimento e exploração animal


Texto baseado em informações da 
Human Society of the United States



Para um "espetáculo" de rodeio acontecer, bois, cavalos e bezerros sofrem agressões que, muitas vezes, não são de conhecimento do grande público. Todo o glamour das festas de rodeio esconde um lado cruel. Os animais expostos nas arenas são forçados a se comportar de maneira violenta, não natural. Ferramentas de tortura são usadas para enfurecer o bicho. Além das competições, que prejudicam a integridade física do animal e que podem levá-lo à morte.


Muitos defensores dos rodeios argumentam que os animais utilizados não são submetidos a maus-tratos. Por mais cuidados que eles possam receber, segundo a Profa. Dra. da USP, Irvênia Prada, "não ocorre apenas a 'sensação' de dor orgânica, como também o sofrimento mental, emocional, porque os animais se sentem ameaçados e perseguidos, além de todo o estresse sofrido durante o evento."
Abaixo seguem os tipos de competição nos rodeios, e uma lista dos instrumentos, ações cruéis e outros dispositivos de tortura usados para irritar os animais, com o objetivo de mostrar um "ótimo show" para a multidão.
 
Competições:
- Laçada de bezerro: animal de apenas 40 dias é perseguido em velocidade pelo cavaleiro, sendo laçado e derrubado ao chão. Ocorre ruptura na medula espinhal, ocasionando morte instantânea. O resultado de ser atirado violentamente para o chão tem causado a ruptura de diversos órgãos internos levando o animal a uma morte lenta e dolorosa.
- Laço em dupla/team roping: dois cowboys saem em disparada, sendo que um deve laçar a cabeça do animal, e o outro as pernas traseiras. Em seguida os peões esticam o boi entre si, resultando em ligamentos e tendões distendidos, além de músculos machucados.
- Bulldog: dois cavaleiros, em velocidade, ladeiam o animal que é derrubado por um deles, segurando pelos chifres e torcendo seu pescoço.

Além da exploração do gado, muitas vezes os próprios cavalos acabam machucados, sem dizer no estresse a que esses animais são submetidos.

                                 

 Ferramentas de tortura:
- Agulhadas elétricas, pedaço de madeira afiado, unguentos cáusticos;
- Sedem ou sedenho: artefato de couro ou crina, amarrado ao redor do corpo do animal (sobre o pênis ou saco escrotal), que é puxado com força no momento em que o bicho sai à arena. Além do estímulo doloroso, pode também provocar rupturas viscerais, fraturas ósseas, hemorragias subcutâneas, viscerais e internas. Dependendo do tipo de manobra e do tempo em que o animal fique exposto a tais fatores pode-se evoluir até o óbito.
- Objetos pontiagudos: pregos, pedras, alfinetes e arames em forma de anzol são colocados nos sedenhos ou sob a sela do animal.
- Peiteira e sino: consiste em uma corda ou faixa de couro amarrada e retesada ao redor do corpo, logo atrás da axila. O sino pendurado na peiteira estressa o animal pelo barulho que produz à medida em que ele pula.
- Esporas: às vezes pontiagudos, são aplicados pelo peão tanto na região do baixo-ventre do animal como em seu pescoço, provocando lesões e perfuração do globo ocular.
- Choques elétricos e mecânicos: aplicados nas partes sensíveis do animal antes da entrada à arena.
- Terebentina, pimenta e outras substâncias abrasivas: introduzidas no corpo dos animais
- Golpes e marretadas: na cabeça do animal, seguido de choque elétrico, costumam produzir convulsões e são o método mais usado quando o animal já está velho ou cansado.

Todas essas práticas causam dor e sofrimento no animal. 
E em você, o que causa ter consciência dessa crueldade?



A exploração animal, juntamente com o sofrimento, só acabará se houver
boicote desses tipos de eventos. 

Não financie a tortura!

Algumas cidades no Brasil já aprovaram o projeto de lei que proíbe a realização de rodeios e eventos do tipo.

Em 23/02/2010, a Câmara Municipal de Araraquara aprovou o Projeto de Lei Complementar n. 110/10, que visa proibir a realização de rodeios e eventos similares no município.

"A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 5987/10, de autoria do vereador  Manoel do Pote (PSB), que proíbe, no âmbito do Município de Nova Friburgo, a realização de rodeios, touradas ou eventos similares que envolvem maus tratos e crueldades contra animais.
Nova Friburgo se junta  a outras cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba, Guarulhos e Jundiaí onde esse tipo de crueldade já foi abolida."
Fonte: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais


2 comentários:

  1. Atenção no brasil foi proibido esses tipos de esportes citados (fotos) acima o que pode no brasil hoje 29/03/2012 é rodeio em touros com o cedem fora dos testiculos dos animais e apartação no qual o cavaleiro não sai de cima de seu cavalo e conduz o animal até uma baia em menor tempo OBRIGADO!!! Eduardo Junior 14 anos São José do Rio Preto - sp :D

    ResponderExcluir
  2. OBS. EU FALEI CEDEM O CORRETO É SEDEM..

    ResponderExcluir