terça-feira, 21 de junho de 2011

Adoção Consciente!


Antes de adotar...




  • Saiba que um animal (cão ou gato) vive em média de 12 a 20 anos e dependerá inteiramente de seu dono durante sua vida;
  • Verifique se todos da família estão de acordo e se há recursos necessários para manter o animal (ele vai precisar de ração, medicamentos e eventuais cuidados veterinários) e averiguar se há quem fique com ele durante as férias e feriados prolongados.
  • Não dê animais de presente! Não imponha um animal a quem não fez uma escolha consciente de adotá-lo. Animais não são objetos!
  • Não adote ou compre um animal de raça só porque está na moda, pois estamos lidando com vidas. Cães e gatos vira-latas são muito inteligentes e saudáveis e se bem tratados ficam tão bonitos quanto os animais de raça.
  • Lembre-se que filhotes são engraçadinhos, mas crescem e precisam de espaço. Os filhotes podem ser disciplinados e aprendem facilmente, com carinho.
  • Esteja consciente que todo animal faz xixi e cocô. Verifique quem vai se responsabilizar pela limpeza do local.
  • Lembre-se que gatos são tão carinhosos com seus donos quanto os cachorros, mas são mais independentes e podem passar tranquilamente longas horas sozinhos. Já os cachorros são carentes e gostam de ficar perto do dono e da família na maior parte do tempo. Muitos deles choram e uivam se deixados sozinhos. 
  • Se você mora sozinho e costuma ficar pouco tempo em casa, considere adotar um segundo animal para que um faça companhia ao outro.

Planeje desde já a castração, que será feita pelo seu veterinário de confiança.Vacine e vermifugue seu animal regularmente.

Nunca agrida um animal! 
Nunca deixe seu animal sem água e sem comida e tão pouco presos á correntes (o que pode torná-los agressivos).

Coloque uma plaquinha de identificação (com seu nome e telefone) no seu bichinho para o caso dele se perder. 

Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa conter o animal. 
Para gatos que vivem em apartamento, é necessário telar janelas para evitar quedas fatais.

Saiba que animais também precisam de atenção, carinho, estímulos e ambiente adequado.Se necessário, eduque o animal por meio de adestramento, mas sem agressividade e respeitando suas características;

Ao passear em vias públicas, recolha e jogue os dejetos no lixo.

Jamais abandone seu animal, pois ele sofrerá todos os tipos de maus-tratos na rua, como espancamento, mutilações, envenenamento, queimaduras, etc... Ele sentirá frio, fome, sede. Ele poderá ser atropelado, ficar ferido, doente, sentir dor, medo, solidão e tristeza...

Eduque as crianças para respeitar o animal e proíba-os de bater, chutar, torcer, puxar ou ainda, jogar o animal contra paredes, de escadas e de janelas.

Lembre-se sempre que os animais domésticos só costumam agredir se forem agredidos primeiro.

Os animais não podem falar a nossa língua, eles se expressam através de sua linguagem própria, sinais faciais e comportamento.


FONTE: Mapan  http://mapan.vilabol.uol.com.br/Feirinha.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário