quinta-feira, 30 de junho de 2011

Adotou??? Conheça os cuidados fundamentais para a saúde do seu bichinho...


CUIDADOS FUNDAMENTAIS PARA A SAÚDE DO SEU ANIMAL:


Uma única vez: castre o animal. É um ato de compaixão que fará com que ele tenha uma vida mais saudável e fique com você muito mais tempo.
Diariamente: ração de boa qualidade (na medida indicada na embalagem) - recomendamos a ração FRI-DOG Vegetariana, e comida preparada especialmente para ele (veja abaixo) e água à vontade. 
Muito importante: o seu animal não pode comer qualquer tipo de comida. O ideal seria que 50% de sua alimentação fosse composta de ração de qualidade e os outros 50% de uma combinação, cereais (arroz, por exemplo), legumes e frutas (tudo preparado sem sal ou gordura).
Nunca dê: chocolate, açúcar, tomate, feijão, batata. Estes alimentos causam danos sérios aos dentes e à saúde do animal. 
COMO ESCOLHER UMA RAÇÃO DE QUALIDADE: Prefira sempre rações com um mínimo de 21% de proteína para adultos e 28% para filhotes. Tente evitar rações muito coloridas, por possuírem mais química (corantes). Observe que para cada idade existe uma ração e uma quantidade apropriadas. Veja indicação na embalagem ou pergunte para um veterinário de sua confiança.
Semanalmente: limpeza dos ouvidos e escovação (animais de pêlos longos exigem escovação diária ou a cada dois dias). Peça ao veterinário de sua confiança orientações para manter os ouvidos de seu animal sempre limpos e saudáveis.
Mensalmente:
  • O ideal seria que o seu animal tomasse banho e fosse tosado mensalmente. Banhos frequentes removem a defesa natural da pele do animal e podem acentuar problemas de ouvido;
  • Se onde você mora existe uma grande infestação de carrapatos, você deve fazer um controle mensal dos mesmos, passando produtos apropriados em seu quintal e em seu cão/gato. O carrapato transmite doenças (também para humanos), que podem inclusive ser fatais ao animal, bastando a picada de um carrapato infectado.

A cada 3 meses: aplicação de remédios de pulgas. Pulgas transmitem um tipo de verme também para humanos e hoje já existem remédios para serem aplicados na nuca dos animais, que tem ação por 30 dias, em média.
Não esqueça: somente 5% das pulgas e carrapatos estão nos animais, os outros 95% estão no ambiente! É muito impor tante tratar também o ambiente onde estes vivem. A higiene é fundamental para a saúde de seu bichinho e de sua família. ATENÇÃO! PULGAS TRANSMITEM VERMES. POR ISSO, É PRECISO ACABAR COM ELAS ANTES E DAR VERMÍFUGO DEPOIS.

Anualmente:
  • Tomar vermífugo a cada 4 ou 6 meses (escolher sempre os vermífugos ‘plus’ e dar a segunda dose 15 dias após a primeira);
  • Vacinas: POLIVALENTE (combate diversas doenças, inclusive algumas que são transmitidas por via aérea) e ANTI-RÁBICA. Exija sempre que a aplicação seja feita por um veterinário e que o mesmo cole o selo da vacina, carimbe e assine a carteira do animal.
LEVE SEU CÃO/GATO AO VETERINÁRIO SEMPRE QUE NOTAR:
  • apatia;
  • perda ou ganho excessivo de peso;
  • falta de apetite e de sede;
  • coceiras nas orelhas e balançar excessivo das mesmas;
  • alterações na pele e no pêlo e caroços;
  • vômito;
  • diarréia, principalmente com sangue;
  • demonstração de dor.
IMPORTANTE: A QUALQUER UM DESTES SINTOMAS, NÃO MEDIQUE SEU ANIMAL EM CASA. BUSQUE SEMPRE A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE UM VETERINÁRIO.



Procure na sua cidade ONGs que fazem este trabalho com os animais...
O que não faltam são animais a procura de um lar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário